Socialnomics

Interessante esse vídeo informativo feito por Eric Qualman do Socialnomics, um blog bem legal sobre redes sociais e sua transformação na sociedade.

Ao mesmo tempo, lembro de uma propaganda veiculada em determinados sites e blogs que diz: “Você acha que a internet não é uma mídia de massa?” e passa vários dados com números expressivos sobre a internet. Aí cai naquela velha história que já frisei aqui no blog uma vez: pensar que a Web é como uma praça de audiência, nos moldes da televisão, ou seja, uma visão de comunicação de massa.

Apóio totalmente valorizar a internet enquanto palco de inovações na comunicação. Mas levar essa idéia em prol de uma visão massificada, de busca pelos dados quantificativos, é regressão.

Acho que estamos vivendo um momento de construção de um novo “paradigma da audiência“, cuja interatividade e a segmentação são os pilares. Holografia, Realidade Aumentada, etc, tudo faz parte. E convenhamos, são formas bem diferentes de recepção em comparação ao rádio e a TV.

E para finalizar: não sei o motivo do boom em propagandas no cinema. Óbvio que o espectador está mais focado, sem dispersões como a TV possui, mas é o modelo conservador. Eu vi coisas bem interessantes que buscavam diferenciar do simples comercial cinematográfico que talvez sejam a saída, mas mesmo assim, cinema é lugar para ver filme né?

Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com