O método Tag Cloud em Buzz: cuidados, problemas e soluções

Voltando ao assunto “problemas em metodologias de análise de buzz”, já apresentei os desafios na planilha de classificação. Agora, é a vez da análise qualitativa em sua essência: a TAG CLOUD (=nuvem de tags).

Wordle: tag cloud buzz

Acima, temos a tag cloud do meu último post. Reparem que a palavra análise é que mais se destaca. Ok, mas e daí?

E daí que o assunto “análise” é o que foi mais citado, assim como “classificação” e outras palavras. Sabendo disso, você conclui quais assuntos foram mais discutidos dentro do buzz. A partir daí, você desenvolve sua análise.

Tá, é uma ótima forma de direcionar a análise. Mas não é seletivo e superficial demais esse processo? Se palavras, menos citadas, forem mais importantes para a análise do que as mais citadas?

A resposta é: a tag cloud só mostra as palavras mais citadas, mas não podemos concluir que elas foram as mais relevantes. Muitos casos, as palavras mais citadas fazem parte de um contexto ou de uma nomenclatura, que naturalmente apareceria mais vezes. Entretanto, para responder a questão, devemos prestar atenção em toda nuvem de palavras, em busca de palavras que podem sugerir algum assunto relevante.

E lembrando que relevância é relativa. Só devemos considerar que algo é relevante de acordo com os objetivos do projeto e da análise. E também precisamos ter uma visão horizontal do contexto da análise. A tag cloud pode nos mostrar muitas surpresas agradáveis ou não.

Tá, respondida a pergunta, outra questão surge: na tag cloud é possível saber se tal palavra está associada positiva ou negativamente? Não há como tirar a neutralidade da tag cloud?

Respondendo: há sim. E nisso entra a planilha de classificação. Com a planilha, conseguimos separar o buzz negativo do positivo. Assim, conseguimos separar e formar uma tag cloud para cada sentimento. Com isso, conseguimos saber o assunto mais citado dentro do buzz negativo e idem no positivo. Mas assim formamos duas tag clouds. Para realizar uma comparação, basta juntar as duas tags clouds na produção da tag cloud comparativa. Assim você descobre se determinado assunto no buzz negativo é mais citado do que no positivo.

O assunto “Buzz” pode gerar vários assuntos, uns relacionados e outros mais diretos, mas fiquem à vontade para comentarem e sugerir questões, pois responderei com prazer. Na próxima semana, irei fazer um comentário sobre o livro “Numerati” que estou lendo atualmente.

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