O livro Numerati e o poder (extraordinário) da informação

Estou lendo atualmente o livro Numerati de Stephen Baker. É um livro fantástico para quem lida com análises e coleta de informações, ao mesmo tempo que nos mostra o que uma informação é capaz de nos trazer.

No primeiro post do Thiago sobre Web Analytics, a analogia que ele fez com um show room de móveis é justamente o tema do livro. Acreditem, o livro mostra exemplos, cases e técnicas para coletarmos informações sobre consumidores, clientes, funcionários e até mesmo eleitores! E assim, aprimorarmos processos, gerar insights e, o mais importante, trazer uma visão mais abrangente do que lidamos.

Como o Thiago disse, qual o valor de uma informação que nos mostrasse as verdadeiras reações de uma pessoa ao entrar em uma loja de departamentos? Imaginem conseguirmos saber quais os primeiros itens que uma pessoa vai a procura, quais lugares ela passou e o que lhe chamou mais atenção? Imaginem isso sendo feito para milhões de clientes e, assim, você conseguir notar padrões e tendências para seu negócio? É o sonho de qualquer empresa. Por isso que a área de Web Analytics sempre há inovações e novos métodos de análise, porque é justamente isso que ela faz, só que na Web!

Não vou fazer uma resenha do livro porque ele cita muitos casos, entrevista vários profissionais dessa área (=são conhecidos como Numerati) e mostra diversos métodos de se fazer um esboço de análise. O que me incomoda por enquanto é o fato de que todos esses profissionais vieram da área de exatas. Mesmo no livro me falando que eles tem uma preocupação com o qualitativo, em várias passagens percebo que o espírito “exatóide” de transformar o impossível em números e dados fica claro, o que, para mim, é um exagero. Não duvido da capacidade, mas tem coisas que não conseguimos mensurar com clareza, principalmente coisas envolvendo percepção subjetiva.

Eu recomendo a leitura do livro e ele é bem fácil de ler. E tem coisas meio assustadoras no meio, mas é bem interessante!

Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com