Web Analytics: conceitos básicos

Não sei se vocês lembram, mas, lá atrás, no meu primeiro post sobre Web Analytics pedi para responderem a uma pergunta e guardarem esta resposta com carinho. Espero que você tenha guardado com carinho mesmo, no seu porta-jóias de camurça.

A pergunta era:

Qual o objetivo do seu site/blog?

Essa pergunta safada é o ponto de partida para este post. Quero explorar os conceitos mais básicos de Web Analytics. “Ah, mas você não vai me ensinar a mexer no Google Analytics?”. Não.

O Google Analytics é só mais uma ferramenta para te ajudar a mensurar seu desempenho em relação ao seu objetivo, mais importante do que saber usá-la é entender os conceitos por trás dela.


Objetivo

Beleza, muito blábláblá, mas qual o seu objetivo no seu site/blog?

Você quer ganhar dinheiro com seu blog? Ok.

Quer informar um número gigante de pessoas sobre temas diversos? Ok também.

Quer aumentar o lucro da empresa para a qual você trabalha? Sem problemas.

Quer tocar o terror espalhando mensagens incitando a guerra santa? Não sei porque você faria isso, mas ok.

Tudo isso são objetivos.

É impossível analisar desempenho ou mensurar evolução sem ter um objetivo claramente definido. Imaginem: “consigo correr 5km sem parar”. Se seu objetivo é correr uma maratona, você está, digamos, mal. Se você quer baixar seu colesterol, está no caminho.

Metas

São a quantificação dos objetivos. Um objetivo sem uma meta é algo inútil. Digamos que você queira que seu site de baladas “bombe” em visitas. O que é bombar? Quanto é bombar pra você?

Em dois meses você quer 200% mais visitas do que tem hoje. Isso é uma meta. É mensurável.


Indicadores de performance (KPIs = Key Performance Indicators)

Alguns números serão decisivos para que você saiba como está seu desempenho em relação à sua meta.

KPIs são aqueles números que fazem pessoas correrem, telefones tocarem e cabeças rolarem. Sabe percentual de variação da bolsa? Seu peso na balança em um regime? O saldo da sua conta corrente? KPIs. Todos eles.

E o que não é KPI? São os números que você olha e diz: “Beleza, legal saber” – Segue um longo bocejo.


Métricas

Métricas são números.

Eu ia pular pro próximo tópico, mas me senti mal por ter escrito só uma linha. Métricas são número de visitas, pageviews, seu lucro no mês, enfim, números. Três linhas já.


Dimensões

Isso separa os homens dos meninos. Dimensões são os dados/informações que se referem ao visitante e somente a ele. Eles não se referem ao seu site, mas ao usuário do seu site.

De onde veio seu visitante? = Dimensão. Em qual horário do dia? = Dimensão.

Dimensões se combinam com métricas. Por exemplo: minha meta é aumentar em 20% o número de visitantes vindos do Acre. Número = métrica. Visitantes do Acre = Dimensão.

Então porque fazer esta distinção? Frescura? Não. E você vai descobrir por que no próximo post, sobre “o que mensurar no meu site – e como?”

Até!

Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com