Resumo da oficina de Publicação de Trabalhos na Web no FEIA 11

Conversando com o Gabriel, concordamos em dar uma resumida no que rolou na quarta-feira passada na nossa oficina sobre Publicação de Trabalhos na Web, realizada durante o FEIA 11 na Unicamp.


Muito bem, nossa preocupação foi passar dicas e cuidados que você deve ter na hora de formatar seu portfólio para web. Pra começarmos, imagine que o recrutador de uma empresa por exemplo, tem 100 portfólios pra analisar em um dia:
1) Ele não vai gastar muito tempo olhando cada um (talvez 10 minutos, sendo otimista)
2) Depois de olhar tantos portfólios, qualquer um que demore mais do que 3 minutos pra carregar, será automaticamente descartado do processo.

Por isso, uma das coisas que focamos muito durante a oficina foi a ideia de que você deve manter tudo o mais simples possível. Evite usar recursos como Flash e acabar deixando seu portfólio muito rebuscado. Na web, o importante é ser rápido e que todas as informações estejam a mão de quem está analisando seu trabalho. Agora, simples não quer dizer mal feito. Dedique um tempo para realizar seu portfólio e selecione cuidadosamente seus trabalhos. Ao invés de colocar 20 trabalhos, escolha os 10 ou mesmo 5 melhores trabalhos que você acha que realmente refletem todas suas habilidades. Gaste dois dias ou uma semana, mas faça bem feito, porque qualidade não significa quantidade. Pense na melhor maneira de transmitir seu conteúdo. Analise as ferramentas (fuçe, mexa, trave, destrave, vire de cabeça pra baixo) que você tem a disposição e veja qual mais se adequa aquilo que você quer transmitir.

Na web, pequenos detalhes fazem uma diferença gigantesca na hora de passar o seu portfólio na frente de tantos outros. Por exemplo, qual você acha que passa uma aparência mais profissional: “www.marcossingulano.sitedeportfolio.com” ou “www.marcossingulano.com”?
Tire uma tarde para elaborar uma identidade visual para seu currículo e portfólio. Algo que mostre um pouco do que você sabe fazer, mas que ainda reflita sua personalidade e seu estilo de trabalhar.
Ainda, aquele “tchans” em html e programação pode te ajudar ainda mais a ganhar destaque, além de mostrar um grande diferencial no seu currículo. Talvez seja hora de fazer aquele curso de HTML que você está adiando a tanto tempo. Tudo isso conta muito.

E depois de tudo isso, quanto tudo estiver pronto. Faça testes. Só não mostre pra sua mãe, porque com certeza ela vai te falar que está ótimo. Procure outras pessoas da área, de preferência pessoas que não te conheçam muito bem e mostre a elas o que você fez ou como seu portfólio está caminhando. Peça conselhos e críticas do que você pode e deve melhorar. Garanto que você aprenderá muito durante todo o processo.

Querendo ou não, durante essa conversa de portfólio, vamos acabar caindo na questão de imagem. Imagem e Design são coisas que caminham juntas e não devem passar despercebidas durante a construção de seu portfólio.
Por isso, duas coisas que você deve sempre lembrar na hora de colocar seu trabalho na web são: resolução de imagem e modos de cor. Como assim?

Resolução de imagem ou também chamado de DPI, garante que seu trabalho fique com uma qualidade razoável, mas que não fique pesado demais na hora de carregar sua página. Os modos de cor mais conhecidos são CMYK e RGB. Beleza e o que eu faço com isso?
Para trabalhos na web tenha sempre em mente isso: Resolução de 72 dpi e modo de cor RGB. Como a ideia aqui não é nos aprofundarmos no que são modos de cor e resolução, você pode acessar esse LINK em que falo um pouco sobre modos de cor e dpi.

Agora, uma dica que dei a todos participantes da oficina é que mantenham duas cópias de todos seus trabalhos. Uma em alta resolução e outra em resolução de web. Isso porque caso você queira imprimir um portfólio offline, resolução de 72dpi não é a mais apropriada para isso. Além disso, eu recomendo que você inclua uma marca d’ água em todos seus trabalhos na web, para te proteger de eventuais dores de cabeça com apropriação indevida de conteúdo (infelizmente acontece, falo por experiência própria). Por isso também, é legal manter uma cópia em alta resolução sem marca d’ água (caso você queria saber como criar uma marca d’água, dê uma olhada em outro post meu aqui no midializado, através deste LINK).

Ok, agora que você já sabe alguns cuidados que devemos ter na hora de montar um portfólio, dê uma olhada nestas ferramentas e sites abaixo e veja qual se encaixa e funciona melhor pra você:

Tumblr – www.tumblr.com (excelente site para blogs com estilo minimalista)
Carbonmade – www.carbonmade.com (site para portfólios online)
Slideshare – www.slideshare.com (site para compartilhamento de apresentações)
Deviantart Portfolio – www.portfolio.deviantart.com (versão “profissional” do deviantart)
Behance Network – www.behance.net (excelente site para portfólio online)
Flavors.me – www.flavors.me (site bem legal, com visual minimalista)
Zuinn – www.zuinn.com.br (site brasileiro para publicação de portfólios)
Vimeo – www.vimeo.com (alternativa do Youtube)

Não esqueça também de outras ferramentas talvez “mais antigas” mas que podem ser bem aproveitadas como Youtube, Facebook, Orkut e MySpace. Considere também a possibilidade de criar um blog como seu portfólio. Eles são uma alternativa mais rápida e eficiente para publicação do seu material.

Agora, o resto depende de você. A maioria dessas ferramentas possui integração com redes sociais e comunidades de discussão. Use e abuse desses recursos. Dê a cara pra bater e exponha seu trabalho por ai, tanto offline como online. Peça opinião de outras pessoas da área ( e esteja preparado para receber críticas!) e vá afinando e melhorando seu portfólio cada vez mais. Alguns cuidados como um cartão de visita (com a URL do seu portfólio) ou uma assinatura de e-mail garantem uma aparência mais profissional.

No mais, tenha paciência e realmente elabore seu portfólio com carinho que com certeza o retorno será garantido.
O post foi longo, mas espero que tenham gostado. Obrigado a todos que compareceram a oficina, a organização do FEIA 11 e lembrando que qualquer dúvida, crítica ou sugestão, vocês podem entrar em contato com a gente no twitter: @marcossingulano ou @gabrielishida


Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com