O novo (e promissor) truque do Facebook: o Facebook Deals

Para quem acompanha as novidades do mundo da social media, nessa semana o Facebook lançou seu novo serviço, o Deals. Para quem não tá sabendo, abaixo o vídeo demonstrativo.

Integrado com o Places, serviço recém lançado de geolocalização, o Deals tem tudo para dar certo, ao meu ver. Para mim, ele é uma extensão do Foursquare/Gowalla. E extensão entenda-se como uma maior integração inside e outside. Inside no sentido de integrar com a rede social mais popular do mundo em uma forma bem característica do Facebook. Outside por promover uma interação maior (em uma palavra mais simples, mais forçada) entre o mundo físico e o virtual. Digo isso porque o Deals, como o nome já menciona, fornece promoções ao usuário do serviço, não apenas check-ins e badges.
Veja o caso do Foursquare. Ok, você ganha badges ao dar check-in nos lugares, vira prefeito dos lugares que mais frequenta, mas qual a interação que existe com o mundo real, efetivamente? Poucas empresas utilizaram o Foursquare para promover ações no mundo físico. De cabeça, só lembro o Starbucks. 
No Facebook Deals, o recurso de Friendly Deals é bem parecido com a idéia de consumo coletivo que vemos por aí, com Peixe Urbano, Groupon e cia. Ser necessário dar um número X de check-ins para conseguir a promoção tem a mesma idéia desses sites.
Algumas empresas grandes como a própria Starbucks e o McDonalds já fecharam acordo com o novo recurso. Vamos ver se engrena essa idéia.
Fonte: Blog Mídias Sociais
Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com