O que você precisa saber sobre e-mail marketing

E-mail Marketing é um assunto um pouco chato e que muitas vezes dá até raiva. São aqueles famosos e-mails que você recebe sem saber de onde vêm, por que estão ali e o que tem a ver com você.


Pois é, eu sempre considerei esse assunto um tanto tedioso, mas tenho estudado bastante sobre isso e percebi que hoje em dia saber pelo menos o básico sobre e-mail marketing pode ser aquela carta na manga que você estava procurando.

Esse post foge um pouco dos assuntos que costumo tratar aqui, mas ele é para você que assim como eu acha que e-mail marketing é o seguinte:
1) Baixe na internet um disparador de e-mails em massa
2) Cadastre um milhão de e-mails guardados
3) Anexe uma imagem ou um texto
4)Aperte o botão de envio

Muito bem, mas não é nada disso. Há uma série de cuidados que você deve tomar antes de sair enviando e-mail por ai. Por exemplo, você sabia que só é permitido enviar e-mails para pessoas (ou clientes) que autorizaram o recebimento de e-mails marketing da sua empresa?

Ou seja, você não pode comprar um banco de e-mails na internet e pronto. Todos os destinatários devem ter previamente autorizado que você enviasse e-mails a eles. Outra coisa, não é permitido envio de anexos. Isso mesmo. Nada daquela apresentação de power point ou uma imagem em JPEG anexados. Todo e qualquer tipo de anexo deve estar incorporado ao corpo do e-mail.

Ainda, você deve SEMPRE disponibilizar um link ou qualquer outro tipo de meio (e-mail, telefone, carta…) para que a pessoa possa descadastrar seu e-mail da lista a qualquer momento.
“Ah, mas foi ela que autorizou, então não tem nada a ver isso ai que você falou.” Realmente, foi ela que autorizou, mas ela pode um dia acordar e perceber que não quer mais receber e-mails da sua empresa. É um direito dela.

Neste momento você deve estar se perguntando: “Ah, mas quem fiscaliza isso? Além disso, se me pegarem fazendo qualquer uma dessas coisas, o que eles podem fazer a respeito?”

Claro, não há como saber se há alguém fiscalizando isso, contudo, você vai arriscar a imagem da sua empresa e principalmente a sua fazendo errado o envio de e-mails. Além do que, se você (ou sua empresa) for denunciado para a Associação Brasileira de Marketing Direto, você corre o risco de ter seus e-mails totalmente bloqueados em muitos servidores, além da suspensão e desligamento do seu domínio.

Vai por mim, estude o assunto. Vale a pena.
Para quem quiser se aprofundar, recomendo estes dois links da Associação Brasileira de Marketing Direto.
AUTO REGULAMENTAÇÃO DE EMAIL MARKETING
BOAS PRÁTICAS NO ENVIO DE EMAIL MARKETING

Espero que tenham gostado.

Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com