O pré e o pós #SuperBowl nas mídias sociais

Para quem não sabe, o SuperBowl, final da liga norte-americana de futebol americano, é o principal palco das propagandas que prometem ganhar seus Leões de Ouro em Cannes. Nessa vibe de mídia espontânea, mídias sociais e Trending Topics, podemos ter uma boa noção da repercussão das propagandas veiculadas no evento.

Houve algumas pesquisas que monitoraram as expectativas antes da veiculação. Uma delas veio da Meltwater Group, que monitorou o Twitter uma semana antes do jogo. O resultado você vê aqui. Perceba que a marca mais citada foi a Volkswagen. Quem costuma todo ano figurar entre os destaques é a marca de salgadinhos Doritos e nesse ano continuou em alta também.

Veja as propagandas veiculadas no canal do Youtube do SuperBowl e confira se realmente todo buzz gerado foi merecido.

Após o jogo, o site Boston.com fez um monitoramento no Twitter para ver a repercussão das propagandas em tempo real, sendo chamado de Brand Bowl (clique para conferir). Veja que, realmente, a propaganda da Volkswagen, com o mini Darth Vader, gerou uma ótima recepção no público. Entretanto, o que teve melhor desempenho, contando volume e aprovação, foi o comercial da Chrysler, com o rapper Eminem.

Surpreendeu-me que a Chrysler tenha conseguido um volume maior do que Volkswagen e Doritos, já que ambos possuem um perfil de “repercussão em buzz” por serem mais cômicos. Será que o espírito patriótico é mais forte do que o humor nos EUA? Ou será que a repercussão se deve justamente por comentários como o meu, questionando o motivo de essa propaganda está entre os destaques? Ou, terceira hipótese, a figura do Eminem pode ter trazido um grande volume para a marca? Só uma análise mais profunda de buzz poderia nos explicar.

Agradecimentos ao meu amigo @igorsousa pelos links oferecidos.

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