Twitter e Televisão: Live-Tweeting e monitoramento ao vivo

Achei muito interessante a forma como o canal de TV Esporte Interativo utilizou o Twitter durante a transmissão do jogo de vôlei entre Brasil e Estados Unidos nesse último final de semana. Através da hashtag #VoleinoEI (que foi o top Trending Topics Brasil durante a partida), os comentaristas iam monitorando os tweets e destacando os mais relevantes, inclusive fazendo e respondendo perguntas para a audiência. Diversas vezes eles perguntavam alguma curiosidade e vinha algum tweet respondendo ou esclarecendo.

Aqui no Brasil, vejo poucos exemplos de usos de “live-tweeting“ou monitoramento ao vivo, que vão além da simples promoção. Acho que o Twitter é uma boa forma de se medir e analisar a audiência sob o aspecto qualitativo: saber o que estão achando do andamento do programa ou realizar engajamento. Obviamente tem que ter o cuidado do filtro, já que não pode dar margem para “trolls” e gente má intencionada.

Ao meu ver, o mais importante é entender que existe uma convergência clara entre Twitter e Televisão: uma complementa a outra, assim como a internet não vai substituir qualquer outro meio.

Abaixo tem um vídeo, lançado nesse ano, do próprio Twitter falando sobre essa questão. Tem muitos exemplos vindos dos EUA e creio que seja tendência aqui no Brasil.

Conheça nosso novo projeto:
www.atlasmedialab.com