Usando link parametrizado para mensurar retorno de influenciadores

Como já disse em outros artigos, há diversas formas de mensurar resultados de influenciadores que vão além da soma de engajamento. O engajamento é um sinal ou caminho para mensurar o que realmente importa: impacto, retenção, tráfego, share of voice, leads, conversões, etc.

Contudo, quando o objetivo é que o influenciador leve tráfego ou conversões para um site, muitas campanhas pecam no essencial: a parametrização do link. Para quem não conhece, aqui tem uma explicação sobre como funciona e como mensurar os resultados de links parametrizados no Google Analytics. Basicamente, o Google Analytics não distingue muitas fontes de tráfego e conversões no seu site, sendo necessário criar esses links parametrizados para sabermos, exatamente, em quais locais e usuários estamos tendo melhores resultados.

Exemplos de uso em ação de influenciadores

Em uma campanha com foco em conversões com dez influenciadores, se cada um tiver um link parametrizado específico, conseguimos saber o resultado de cada um, podendo aprender quais trazem resultados ou não. Importante lembrar que não recomendo descartar influenciadores por conta de um desempenho ruim em determinada ação. Recomendo ter um histórico de, no mínimo, 3 campanhas para que se possa concluir que realmente o perfil não traz resultados. Mas claro que, antes de selecionar esse perfil, há vários métodos para, pelo menos, ter mais segurança na escolha.

Em outra porta, numa campanha com foco em leads, além de rastrear os leads gerados por cada influenciador, importante também tentar entender as conversões finais de venda de cada. Há influenciadores que geram muitos leads desqualificados e que impactam nos resultados.

Mas se o objetivo é só gerar tráfego para um site, o link parametrizado de cada influenciador já vai nos mostrar, no Google Analytics, quem trouxe mais tráfego e, principalmente, quem trouxe usuários mais interessados (com maior retenção no site) para a marca. Não adianta muito trazer muito tráfego se nenhum usuário fica mais de 10 segundos no site.

A parametrização não serve apenas para ações de influenciadores, mas também para qualquer ação realizada em mídias sociais. Ela serve para justificar e defender os resultados que social media traz para o negócio do cliente. Aqui tem a ferramenta para criar os links parametrizados do Google Analytics para quem quiser já sair parametrizando seus links publicados.