Twittezado
Esse post tem um pré-requisito: você precisa conhecer o Twitter e seu potencial de uso.
Lendo meus preciosos feeds no GReader, eu me deparo com um post que levantou uma certa polêmica em blogueiros por aí. Eis o post, do blog de Cris Dias.
Concordo com todos os pontos abordados e achei uma ótima reflexão feita. O Twitter é uma ferramenta como o blog, com justamente a diferença de você saber quem é seu público. Nunca pensei que, se alguém me segue, eu deveria seguir também. Só sigo quem eu acho que merece ser seguido. A maioria de quem sigo ou são amigos, ou são blogueiros ou são empresas/instituições que admiro ou que gostaria de ficar antenado nas novidades, como os twitters do Ministério da Cultura, Roda Viva e Unicamp.
Assim como em um dos comentários de Edney Souza, o uso do Twitter para empresas deve ser levado em outro parâmetro, assim como toda ferramenta social da internet.
Na verdade, tudo isso foi justamente para discutir como esse tal de Twitter virou a grande onda do momento. Como uma ferramenta que, aparentemente, é para “gente que não tem nada para fazer” (= escutei isso já de uma pessoa fora da área de comunicação, obviamente) conseguiu tanto espaço e já é visto como algo em potencial para as empresas se comunicarem cada vez mais com seu mercado.
Vejamos os fatos: com tantos programas e plugins agregadores, o Twitter ficou muito mais fácil (= muito mais fácil, prático e atraente) para se manter twittando e vendo seus replies e posts do que ficar entrando e dando atualizar no site do Twitter (= o uso comum para o Orkut). Eu mesmo uso duas ferramentas para conectar meu Twitter. Um plugin para o Firefox e o Twhirl, ambos bem práticos. Enquanto navego pela internet, eu uso o plugin. Enquanto faço outras coisas offline, eu ligo o Twhirl.
Com o Twitter, eu fico sabendo de atualizações de blogs, de novidades em diversas áreas, de opiniões sobre fatos que me cercam, de notícias sobre amigos e o que eles estão fazendo ou pensando e até cardápio de restaurantes!
Ao meu ver, o Twitter é bem adequado ao seu termo de “microblogging”. Blogging em seu termo mais antigo e clássico, de “diário” virtual. Ficamos sabendo das notícias de determinada marca ou pessoa através do Twitter. E micro por só permitir 140 caracteres. Mas até aí, o micro é extremamente adequado ao cenário da Web de hoje. Um texto para a Web não é o mesmo para a mídia impressa. Mensagens concisas, que prendam a atenção do internauta e, ao mesmo tempo, contenham o máximo de informação. É assim. O Twitter apenas formatou algo que já era paradigma. Talvez isso seja o motivo de seu sucesso: as pessoas andam sem tempo para nada e preferem ler twitters do que portais.
E também qualquer pessoa pode usar o Twitter. O Twitter é igual ao Wii no mundo dos games: feito para todos, para toda família. Extremamente fácil de se mexer. Além disso, ele propõe uma convergência bem simples e funcional com os mobiles phones (= celulares). Muita gente twitta através de mensagens feitas e digitadas no celular. E nessa moda-tendência de Mobiles, isso é bem interessante.
Só precisamos saber o que ele vai deixar de herança para a Web e quanto tempo vai durar sua lua-de-mel com o mundo. Talvez esse post esteja até sendo muito eufórico com o momento, pois dizem que na Web tudo que é euforia já virou obsoleto. Não discordo, mas prefiro seguir a vibe dos marketeiros sobre suas tendências na Web a seguir teóricos da cibercultura. E para finalizar, um videozinho bem engraçado sobre Twitter.
www.atlasmedialab.com
Gabriel Ishida, o cara salvador da turma 08 com slides salvadores – pra mim, que não fiz a aula.
O Twitter é um negócio que começou parecido com o orkut, mas que, pelo menos, não parece que vai terminar como ele. Na verdade, no Twitter é mais fácil haver comunicação, e ela não pressupõe, necessariamente, que vc “adicione determinada pessoa à sua lista de amigos”, ou friends, ou seguidores, ou “whatevar”.
Falta só a galera se acostumar com a popularização do negócio e saber criar os próprios filtros: quem eu sigo, porque eu sigo, e até quando eu acho que vale a pena seguir.
Mas como depende de algo muito pessoal, vai demorar pra gente ver resultados disso.
Mas quer saber? Eu aposto no que eu já ouvi falar por aí: o twitter pode, em breve, substituir contatos que vc mantém no MSN. Lógico que seu namorado(a) e pessoas mais próximas vão se manter num IM qualquer, mas os “contatos” que vc mantém estarão todos no twitter.
Mas pra saber esse tipo de coisa, a gente precisa sentar e esperar. Não tem outra maneira.
Olá Jacqueline. Já ouvi falar da srta. mesmo huahuahuahu ;D
Pois é, disseram para mim que o Twitter seria uma evolução mais prática (e funcional) das redes sociais (= Orkut). Discordo e concordo, ao mesmo tempo. Funcional sim, pq plugin/aplicativos para o twitter são muito práticos e facilitam (e muito) o seu uso. Mas as redes sociais tem uma plataforma feita para que as pessoas tenham alguma motivação para entrarem e logarem suas contas em seus sites. O Orkut tem seus aplicativos divertidos, Facebook agrega N conteúdos, etc.
Substituir os IM eu acho meio difícil, pq como o nome disse, é instantaneo e as pessoas sentem necessidade de se comunicar com as outras rapidamente desde que se criou a internet (= lembra-se do ICQ?). Mas se um dia o Twitter permitir a visualização se alguém está online/offline, os aplicativos/plugins agregarem isso e a estrutura de mandar msg seja mais prática (= sem o @ e outras coisas), acho que podemos considerar um sério substituto para os IM. Mas por enquanto, acho q os IM ainda possuem um cantinho em nossos corações hahahaa
obrigado pelo comentário.