Drimio, a rede social das marcas.
Ainda irei falar muito sobre o “Reconhecimento de Padrões” de William Gibson e sobre o novo livro que estou lendo: “Posicionamento, uma batalha por sua mente” dos brilhantes gênios do marketing, Al Ries e Jack Trout, mas esse post é para falar sobre minha nova “aquisição”: Drimio.
Drimio é uma rede social feita para as marcas. Sim, o grande lance é estabelecer um canal, convergente, das marcas com seu público internauta. Criei minha conta lá e já estabeleci as marcas que me agradam ou não. E vou passar as primeiras impressões que tive sobre essa rede.
Faz uma semana que criei o perfil. Por essa experiência, acredito que o Drimio consiga um bom espaço na Web. O porquê vem do simples: como defende no livro de Gibson, tudo isso é um padrão. Já deixou de ser tendência as marcas entrarem na Web para defenderem seus valores (= posicionamento) para seu público. Já deixou de ser preocupação a Web dar retorno empírico nos resultados: as marcas sacaram que a Web não é funcional para incrementar as vendas. É tudo questão de posicionamento.
Vejo que o Drimio junta dois padrões: inserção das marcas em redes sociais e a questão da convergência. Convergência não no sentido midialógico que conhecemos (= convergência dos meios) e sim convergência de informações. Com a Web cada vez mais insana e bagunçada em termos de informação, uma rede social que agrega todas as principais marcas é uma grande convergência para nós, clientes em potencial, podermos explorar e comparar essas marcas em um lugar só, com todos em pé de igualdade (= como se fossem perfis de orkut). Pela minha rápida olhada nessa uma semana de uso, pude já imaginar formas diversificadas dessas marcas atuarem nessa rede. E quem tem tudo a ganhar, como espectadores, serão nós.
Para quem curte campanhas de atuação na Web pelas grandes marcas (= como eu), o Drimio é uma ótima pedida e aposto que ainda ganhará sucesso dentro da Web. E aposto ainda que o Drimio será um grande canal de relacionamento entre clientes e marcas, algo buscado em todas as campanhas envolvendo Web.
www.atlasmedialab.com
Vivemos em um mundo de símbolos e até os times de futebol são marcas. Uma rede que agrupa esse propósito pode ajudar em muito as marcas a identificarem seus pontos fortes e percepções que só teriam acesso com pesquisas de grupo, muitas vezes, extremamente onerosas.
Também fiz uma reflexão sobre essa nova rede social, mas me impus alguns questionamentos: http://mlonlinegeneration.wordpress.com/2009/06/24/uma-rede-social-para-marcas-e-produtos/.
Abraços,
Stelleo Tolda
http://WWW.mercadolivre.com.br/mlog