Foursquare: Por que não pega no Brasil ainda?
Desculpem a falta de posts. Estou em regime de férias (ou seja, viajando e revendo amigos) e também ando fazendo uns projetos pessoais, o que acarreta em pouco tempo livre. Mas cá estou novamente.
Eu criei, faz uma semana, uma conta no Foursquare. Desde o segundo semestre do ano passado, muitos dizem que será o novo Twitter, pela idéia simples, porém bem prática para os internautas. A idéia é poder indicar e sugerir, para os amigos, lugares aonde você tenha visitado ou que queira visitar. Com limite de caracteres semelhantes ao do Twitter, o Foursquare possui uma integração com o Google Maps, facilitando o sistema de localização do lugar indicado. Além disso, ele possui um esquema de reputação e pontos, para as pessoas que indicarem melhores lugares ou darem as melhores impressões.
O que eu não entendo é como essa ferramenta ainda não pegou no Brasil. A única explicação plausível viria de um comportamento do brasileiro na web: de apenas se relacionar ou expor sua vida pessoal. Ou seja, talvez contribuir para a construção de referências não seria uma prática recorrente do brasileiro. Apenas três de meus contatos do Facebook/Twitter possuíam uma conta no Foursquare. Outro fator também seja a imagem da ferramenta ligada aos dispositivos móveis, como BlackBerry e Droid. O Foursquare possui um esquema bem integrado com os celulares, incluindo um sistema de localização automática, via GPS, do lugar de onde você posta. E ainda engatinhamos, em relação aos países desenvolvidos, no acesso a internet através de dispositivos móveis, em termos de popularidade (eu mesmo uso muito pouco, por conta do preço)
Acho a idéia do Foursquare muito interessante. Muitas marcas já estão usando a ferramenta para promover campanhas, como esse exemplo aqui, lá no exterior. E o Brasil sempre esteve antenado nas tendências da web. Será que o Foursquare vai ser exceção ou vai emplacar mais futuramente?
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