Espaço Negativo

Em Design, pensando novamente no que falamos semana passada sobre “forma” e “espaço”, há também o fator “positivo” e “negativo”. A “forma” é chamada de elemento positivo, sendo assim é considerada um objeto sólido.


O “espaço” ou “fundo” por sua vez, é considerado o elemento negativo, pois ele representa a ausência ou oposição da forma. Essa oposição, positivo e negativo, trabalha de forma complementar e absurdamente dependente, ou seja, não é possível alterar uma sem alterar a outra.


Agora, para entendermos melhor um pouco mais sobre essa relação, vou dar dois exemplos:


Fig01. Uma forma positiva ( preta) num fundo negativo (branco). Esse é o tipo mais simples de espaço negativo possível. Imagine o inverso. Uma forma positiva branca num fundo negativo preto. É exatamente a mesma coisa.



Fig02. Aqui, se aumentarmos a figura positiva (preta) dentro do fundo negativo (branco), já dá uma certa confusão, pois como os espaços negativos tornam-se menores, consequentemente eles podem parecer positivos (formas brancas) em um
fundo negativo (espaço preto).



Esse princípio é um dos mais importantes no design, principalmente na criação de Logotipos para empresas. Entender e manipular a relação figura e fundo é o primeiro passo para criar uma mensagem clara para o seu público e assim conectar-se com ele. Por exemplo, uma relação ativa entre figura e fundo passa uma impressão mais enérgica e agressiva do que uma relação mais estática. Parece óbvio, mas é mais complicado do que parece, pois uma construção mal feita pode resultar numa mensagem totalmente incompreensível para o observador.


O básico do espaço negativo, vocês já sabem, agora, recomendo este LINK, com exemplos de logos que utilizam de forma brilhante esse princípio.


Por hoje é só. Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, dá uma passadinha no meu twitter @marcossingulano
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