O que você precisa saber sobre e-mail marketing
Posted On 17/01/2011
E-mail Marketing é um assunto um pouco chato e que muitas vezes dá até raiva. São aqueles famosos e-mails que você recebe sem saber de onde vêm, por que estão ali e o que tem a ver com você.
Pois é, eu sempre considerei esse assunto um tanto tedioso, mas tenho estudado bastante sobre isso e percebi que hoje em dia saber pelo menos o básico sobre e-mail marketing pode ser aquela carta na manga que você estava procurando.
Esse post foge um pouco dos assuntos que costumo tratar aqui, mas ele é para você que assim como eu acha que e-mail marketing é o seguinte:
1) Baixe na internet um disparador de e-mails em massa
2) Cadastre um milhão de e-mails guardados
3) Anexe uma imagem ou um texto
4)Aperte o botão de envio
Muito bem, mas não é nada disso. Há uma série de cuidados que você deve tomar antes de sair enviando e-mail por ai. Por exemplo, você sabia que só é permitido enviar e-mails para pessoas (ou clientes) que autorizaram o recebimento de e-mails marketing da sua empresa?
Ou seja, você não pode comprar um banco de e-mails na internet e pronto. Todos os destinatários devem ter previamente autorizado que você enviasse e-mails a eles. Outra coisa, não é permitido envio de anexos. Isso mesmo. Nada daquela apresentação de power point ou uma imagem em JPEG anexados. Todo e qualquer tipo de anexo deve estar incorporado ao corpo do e-mail.
Ainda, você deve SEMPRE disponibilizar um link ou qualquer outro tipo de meio (e-mail, telefone, carta…) para que a pessoa possa descadastrar seu e-mail da lista a qualquer momento.
“Ah, mas foi ela que autorizou, então não tem nada a ver isso ai que você falou.” Realmente, foi ela que autorizou, mas ela pode um dia acordar e perceber que não quer mais receber e-mails da sua empresa. É um direito dela.
Neste momento você deve estar se perguntando: “Ah, mas quem fiscaliza isso? Além disso, se me pegarem fazendo qualquer uma dessas coisas, o que eles podem fazer a respeito?”
Claro, não há como saber se há alguém fiscalizando isso, contudo, você vai arriscar a imagem da sua empresa e principalmente a sua fazendo errado o envio de e-mails. Além do que, se você (ou sua empresa) for denunciado para a Associação Brasileira de Marketing Direto, você corre o risco de ter seus e-mails totalmente bloqueados em muitos servidores, além da suspensão e desligamento do seu domínio.
Vai por mim, estude o assunto. Vale a pena.
Para quem quiser se aprofundar, recomendo estes dois links da Associação Brasileira de Marketing Direto.
Espero que tenham gostado.
Conheça nosso novo projeto:
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3 Comments
Em tempos de mercados de nicho (segmentados), em que se preza muito mais a customização e a personalização dos produtos e conteúdos, receber um email indesejado ou simplesmente não se livrar disso, é, com certeza, uma grande má idéia.
Olá.
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Abraços.
Ótimo post! Contribuindo, deixo aqui um link para o Código de Autorregulamentação para Prática de E-mail Marketing …
http://www.targetbox.com.br/page/codigo-de-autorregulamentacao-para-a-pratica-de-email-marketing
Saudações
Márcio