TIE Score: um complemento ao Klout
Após o surgimento do Klout Score (saiba exatamente como ele funciona aqui), surgiram tantos entusiastas quanto críticos ao tal índice de influência. O fato é que ele suscitou argumentos para a eterna discussão sobre relevância dentro das mídias sociais. Afinal, há como prever se algo será relevante para determinado público?
É o que o TIE Score pretende explorar. TIE (Topical Impact Estimation) visa entender se um perfil é adequado (=relevante) para determinado assunto. Por exemplo, ele se propõe a mensurar se o perfil do Tiago Leifert (@tiagoleifert) é relevante (=influente) para o assunto “tecnologia”. Para fazer isso, ele se foca na disseminação da mensagem sobre o assunto dentro da rede de Leifert. Sabendo como se prolifera, consegue-se concluir o índice (aqui tem um exemplo prático)
O que eu percebo é que o TIE Score é uma tentativa de complementar o Klout. O Klout calcula um índice que, posto em uma escala de comparações, fica difícil diferenciar se um perfil tem poder de disseminação dentro de sua rede. Por exemplo, ele não diferencia se um Rafinha Bastos é mais influente em culinária do que um chef de cozinha francês renomado. No Klout, o Rafinha terá muito mais índice. Mas sabemos que não é bem assim na prática. Ou seja, em linguagem mais rebuscada, o Klout planifica as comparações e a base fica Perfil x Universo Web.
Outro exemplo: um expert em música angolana, que é seguido por diversos especialistas no mesmo tipo de música, não terá um Klout maior que qualquer celebridade, mesmo que o primeiro tenha seu conteúdo disseminado frequentemente dentro daquele assunto/contexto.
A essência do TIE Score é que a disseminação da informação é o fator decisivo para entender a relevância daquele perfil para um ou mais assuntos. Dentro disso, ele toma como idéia de que a rede de seguidores (e também as redes formadas dentro da própria rede) forma nichos de público/segmentação. Seria como se as redes fossem pequenas comunidades com interesses específicos. Por isso, seria natural que o líder de opinião fosse influente dentro dessa rede.
Por conta da “diferença” entre Klout e TIE (veja um exemplo dessa discordância aqui), entendo que um complementa o outro. Apesar das críticas, eu acho o Klout muito bom para termos uma noção de análise do perfil. Mas eu acho que o TIE será bem útil para testar hipóteses para campanhas de seeding em perfis. Vamos ver, ainda está cedo para prevermos o que vai acontecer.
www.atlasmedialab.com