Os 4 princípios básicos de design

O que vou abordar no post hoje são 4 princípios ou conceitos se preferir, muito usados em design e mesmo pra quem não trabalha na área pode ajudar bastante na hora de montar uma apresentação, um texto ou qualquer outro tipo de documento e garanto que vai ficar mais profissional do que você imagina!
Já de cara, recomendamos esses dois livros para quem quiser se aprofundar. Clica e já compra!
1) PROXIMIDADE
Ora essa, itens que tem relação devem ficar agrupados pois assim a informação fica organizada criando uma unidade visual e não várias unidades individualizadas. Como assim? Vejam nos exemplos abaixo:

Reparem como no primeiro exemplo as informações estão espalhadas pelo cartão e assim não dá para organizar todos os dados do cartão, deixando tudo confuso! Agora vejam como no segundo exemplo as informações formam uma unidade visual tornando mais fácil de entender o cartão de forma rápida.
2) ALINHAMENTO
Todos conhecemos os principais tipos de alinhamento: à esquerda, centralizado, à direita ou justificado.
Agora, o que você precisa saber sobre eles é que eles NUNCA (e NUNCA MESMO!) devem se misturar!
Uma página com mais de um tipo de alinhamento fica com ar de “essa pessoa não sabia o que estava fazendo”, por isso use sempre um tipo de alinhamento na página! Não centralize um texto e alinhe outro à direita!
Outro detalhe importante, se possível, evite sempre alinhamento centralizado. Por experiência própria, você pode ouvir algo do tipo “você fez isso correndo” ou “isso está muito básico”. Por isso, evite ao máximo utilizar esse tipo de alinhamento.
3) REPETIÇÃO
Esse é um dos princípios mais simples, mas um dos mais interessantes! Repita elementos! Como assim?
Por exemplo uma linha fina colorida no fim da página que se repete por todo material, uma pequena ilustração na marcação das páginas ou uma letra colorida todo começo de parágrafo. Tudo isso é repetição e isso ajuda a fortalecer a unidade e organização do seu material. Crie padrões! Isso facilita a visualização da peça que com certeza será vista com outros olhos.
4) CONTRASTE
Contraste é uma das maneiras mais usadas para criar interesse visual. Isso pode ser feito de forma simples como duas fontes: uma serifada e outra não-serifada ou por exemplo texto em fundo branco com texto em fundo preto. Enfim, qualquer coisa que marque a página atraindo o leitor a pensar “Opa, tem algo diferente aqui”.
Acho que fica mais fácil de entender esse princípio com um pequeno exemplo:
Viu como um pequeno detalhe como uma letra em fundo preto já dá outra cara para o cartão? Fica muito mais interessante e atrativo visualmente.
Bom, basicamente esses são os princípios de design mais utilizados principalmente em revistas e jornais. A idéia foi passar uma noção básica dos 4 para que vocês possam começar a olhar textos, apresentações e anúncios de outra forma a partir de agora! E usem eles que com certeza serão úteis!
Para aprofundar, recomendamos esses dois livros. Clica e já compra!
Procurando cursos de design? Dá uma olhada aqui:
www.atlasmedialab.com.br
3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *