Facebook e a sua lógica do compartilhamento
O lançamento das novas métricas no Facebook Insights, ao meu ver, consolidaram o que muitos já suspeitavam: o Facebook se foca em compartilhamento e disseminação. As últimas estratégias, que eram a diversificação/ampliação da função do botão “Curtir” e o “Facebook Timeline”, possibilitaram novas fontes de disseminação de um conteúdo gerado, postado ou direcionado para o Facebook.
As novas métricas principais sob esse ponto de vista são “Amigos de fãs“, “Estão falando sobre isso” e “Viralidade“. A primeira é consequência direta da necessidade de saber o potencial do cruzamento entre as métricas “Fãs” e “Alcance” (=usuários impactados). A questão era: será que o aumento de fãs em minha página possibilita um alcance maior? A resposta obviamente era sim, mas faltava uma métrica que pudesse dar uma noção de quão maior seria esse aumento.
A mais interessante, na minha opinião, é a métrica “Estão falando sobre isso“. Ela significa a diversificação da visão de que “o Curtir é o sinal máximo de engajamento do usuário“. Agora, o Facebook também dá importância às citações da página. Não apenas a página em si, mas também seus posts. Um paralelo que faço aqui é com as mentions do Twitter: citar e fazer link da página é tão importante para abrangência quanto o ato de dar “Curtir”. Aqui também vale um cruzamento entre essa métrica com o volume de fãs: será que o aumento de fãs significa mais citações à página? Será que os novos fãs obtidos se interessam pelo conteúdo a ponto de compartilhar? Ou será que os novos fãs se interessam por outro aspecto, por isso não compartilham o conteúdo? Observando as duas métricas conseguimos ter uma noção de resposta para todas essas questões.
A terceira métrica, “Viralidade“, é a divisão entre o “Alcance” sobre o “Estão falando sobre isso”. Basicamente, quão atraente é o conteúdo do post para a audiência impactada, a ponto de ser compartilhado? Essa pergunta é bem pertinente para quando a página é trabalhada sob o ponto de vista de oferecer conteúdo para ser disseminado. Sinceramente, não acho o nome adequado, mas a métrica é importante. Cruzada com o “Amigos de fãs”, podemos saber traçar e acompanhar crescimento na disseminação do conteúdo e da página.
Todas as novas métricas servem para dar algum sinal para a eterna questão do ROI em Social Media. O questionamento começa a ser: ok, eu investi X reais para uma estratégia em Facebook, ganhei Y% nos principais KPIs e minha marca está mais disseminada na rede. Mas, durante esse período, qual o aumento de vendas que consegui a mais que o período anterior? Essa pergunta tem diversas variáveis para serem respondidas, mas as novas métricas talvez possam ajudar a encontrar as respostas.
Referências do post: Midia8! e MestreSEO
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