Previsões para Social TV em 2013
(o post se resume a comentários sobre o artigo publicado no Lost Remote, intitulado “Nine predictions for Social TV in 2013“. Não há necessidade de se ler esse artigo para entender o post, mas é recomendável para entender todo o contexto)
Eu considero que 2012 foi o ano da entrada do Social TV nos círculos de conversa no marketing digital. Vendo os principais eventos da área no mundo e até mesmo aqui no Brasil, percebe-se uma atenção exclusiva sobre o assunto, além do surgimento de cases e campanhas baseadas nesse recurso. Sendo assim, concordo com o terceiro ponto do artigo do Lost Remote que diz que 2013 será o ano da popularização do Social TV. Não só pela adoção popular, mas também por conta da disseminação das Smart TVs e o investimento maciço em aplicativos para mobile que se integram com o conteúdo televisivo.
O segundo ponto do artigo também é interessante. Acredito que a ascensão de plataformas que busquem mensurar o engajamento e o consumo via outras mídias seja tendência vinda de uma necessidade atual. A Nielsen criou o Twitter TV Rating para metrificar os programas televisivos, visando entender o engajamento dos usuários e, assim, criar uma alternativa à contagem de audiência de espectadores. Não é surpresa surgir ações como essa, pois o próprio Ibope aqui no Brasil já está planejando a metrificação da audiência vinda de tablets e smartphones. O fato é que os dois movimentos sinalizam o consumo multiplataforma: de acordo com uma pesquisa do Google, o tempo gasto com mobile/PC está chegando muito perto da TV.
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