Requisitos técnicos de um profissional de monitoramento em mídias sociais

Imagem: Fora do Eixo
É interessante notar que a maioria dos materiais sobre a formação do profissional em mídias sociais sejam focados na teoria e nos conceitos ao invés da parte técnica. Digo interessante porque eu também concordo que o que diferencia um profissional médio de um bom é justamente seu conhecimento teórico. Contudo, vejo que a maioria fica bastante perdida em saber os requisitos básicos para as vagas em monitoramento.
Eu tenho a opinião de que uma barreira de entrada para um iniciante no mercado é justamente não saber os conhecimentos básicos da técnica. E técnica eu compreendo como toda limitação que impede um profissional de realizar seu trabalho. Sendo assim, nesse post, eu gostaria de destacar o que, na minha visão, sejam conhecimentos técnicos necessários que um profissional de monitoramento deve saber para exercer sua função:

Conhecimentos em Excel

A pessoa não precisa ser um expert, montar macros, saber fórmulas para tudo. Ela deve ter uma noção de como funciona a lógica do Excel, algumas fórmulas de organização da informação (como – na versão em inglês – SUMIFS, COUNTIFS, VLOOKUP, etc.) e as padrões (soma, média, percentual, etc.). Isso porque o profissional de monitoramento tem que lidar com um volume de dados (posts) muito grande e é necessário saber essas fórmulas para organizar as informações para entender os contextos e analisar os resultados. Ou seja, se você quer ser um profissional de monitoramento, vai ter que começar a ter um relacionamento com as planilhas de Excel.

Conhecimentos em PowerPoint e visualização de dados

Novamente, não é necessário ser o mestre das apresentações, mas sim ter uma noção dos principais recursos, como inserir gráficos, como mudar layout de imagens/gráficos/textos e recursos multimídia. Além disso, é bacana o profissional ter uma noção de visualização de dados, já que tão importante quanto mostrar resultados é também buscar que o receptor entenda o que foi transmitido.

Noções do funcionamento das ferramentas

A grande maioria das ferramentas de monitoramento possui um trial gratuito para que o usuário possa conhecer melhor e testar. Pode reparar: praticamente todas as vagas colocam, como diferencial, o profissional ter uma noção de ferramentas como Scup, Seekr, Brandwatch, Sysomos, etc. Não precisa saber tudo ou ter uma experiência prática (apesar que é bastante desejado pelas empresas), mas saber como as ferramentas coletam, o que elas podem coletar e que tipo de dados trazem para o usuário são coisas que dão muitos pontos profissionais.

Noções da dinâmica e recursos das principais redes sociais

Saber o que é possível fazer no Twitter, Facebook, Youtube e Instagram tanto como usuários quanto como analista é um conhecimento bem vindo nos processos seletivos de vagas. Se um iniciante diz, em uma entrevista, que já deu uma fuçada no Facebook Insights ou que já brincou em manusear fanpages, essa pessoa vai ganhar muitos pontos. Também é interessante a pessoa saber, por exemplo, como funciona o preenchimento dos dados pessoais nos perfis das redes ou como é a dinâmica no Twitter.
É bom frisar que não saber tudo isso não quer dizer que você não tenha chances nenhuma no mercado. A maioria dos profissionais que conheço (inclusive eu) começamos sem saber tudo isso e aprendemos no dia-a-dia do trabalho. Contudo, vivemos num contexto que social media não é mais promessa e começamos a ver uma migração de profissionais de outras áreas vindo para nosso mercado. Ainda tem muitas vagas para todos os níveis, mas, com o tempo, a abundância de profissionais forçará melhores qualificações dos profissionais e é bom estar preparado e melhorar sempre.
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