Como escolher bons influenciadores
Posted On 23/04/2017
(esse artigo faz parte da série de posts para promover o curso de Influenciadores no próximo dia 13/05 em São Paulo. Mais detalhes, acesse o site do Atlas. Vagas limitadas)
Imagem tirada do site do MITI
Uma pergunta muito comum para quem começa a lidar com o mercado de influenciadores é como escolher perfis que sejam perfeitos para sua campanha ou estratégia de comunicação. Contudo, antes de decidir se Fulano ou Siclano devem ser contatados para serem canais da marca, deve-se, primeiro, responder algumas perguntas:
- Qual é o público que você quer atingir? Cada influenciador tem uma audiência específica: faixa etária, gênero, interesses, nível de conhecimento e familiaridade com a plataforma (instagram, facebook, youtube, blog, snapchat, etc)
- O que você quer que o influenciador faça? Há perfis que não fazem propaganda, outros só fazem em determinados termos ou outros possuem contratos com outras marcas e concorrentes. Aqui vale tanto traçar o que o influenciador precisa fazer (vender um produto, anunciar uma campanha, testar um produto, participar de um evento, etc) e também a duração do trabalho.
- Qual o papel do influenciador em sua campanha ou comunicação? Ele será o elemento que vai trazer engajamento para sua marca? Será o elemento que vai dar legitimidade ou visibilidade? Se for visibilidade, quais mídias irão ser trabalhadas para ele ajudar a alcançar esse objetivo? Por exemplo: se vai usar a Kéfera para visibilidade de campanha, não se deve trabalhar com mídias de baixo impacto ou sem penetração no público-alvo.
Tendo essas perguntas respondidas, já fica mais fácil argumentar contra (ou a favor) das super celebridades que geralmente são indicadas para a maioria das campanhas. Além disso, você já consegue dar uma boa filtrada nos perfis e chegará numa lista. Se não chegar, a forma mais fácil é entrar em contato com agências de casting de influenciadores ou utilizar o monitoramento em mídias sociais para identificar possíveis nomes (para mais detalhes, no curso de Influenciadores abordarei as técnicas para encontrar influenciadores).
Para analisar quais opções em sua lista são as melhores, pode-se utilizar métricas e análises qualitativas para ponderar as melhores opções.
- Número de seguidores é importante, mas não pode ser determinante. A primeira métrica que batemos o olho é o volume de seguidores (ou inscritos no Youtube ou fãs no Facebook) que um perfil possui. Apesar de ser extremamente importante como métrica, devemos tomar muitos cuidados como não comparar o volume de seguidores do perfil com as super celebridades e também que podem ser seguidores comprados ou inativos na base.
- Faça uma ponderação entre as interações com o volume de seguidores. Para descobrir se os seguidores do perfil são qualificados, basta dar uma olhada no volume de interações nos últimos 10 ou 20 posts. Faça uma conta simples: some todas as interações, divida pelo número de posts que você considerou e o resultado você divide pelo volume de seguidores. Quanto maior a proporção, mais ativa é a base dos seguidores do perfil. Isso vale principalmente para Instagram.
- Veja se os comentários se engajam com o conteúdo. Um influenciador bom é aquele que gera conversas em torno do conteúdo que publica. E para comprovar isso, vale dar uma boa lida nos comentários dos seguidores e também olhar as menções ao perfil no monitoramento em mídias sociais. Isso é muito importante principalmente para influenciadores especialistas em um assunto.
- Veja o desempenho do conteúdo de outras marcas com esse perfil. Cheque se o perfil já fez ações com outras marcas e analise os resultados. Foi acima ou abaixo da média geral do perfil? Quais tipos de interações trouxe? São perguntas importantes para entender se a audiência do influenciador é receptiva a conteúdo patrocinado.
Se interessou e quer aprofundar mais? Veja a próxima turma do curso de Influenciadores que irei ministrar.
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