Livros e publicações que recomendo para estudar métricas
Sempre me perguntam livros e publicações para se começar do zero ou aperfeiçoar técnicas de análise em métricas.
Resolvi compilar alguns livros que me ajudaram a melhorar minha base técnica e repertório de dados.
Métricas para redes sociais – Jim Sterne dá um bom panorama de métricas para redes sociais. Recomendo para quem está começando.
Métricas para Help Desk e Service Desk – para quem trabalha com SAC, relacionamento e atendimento ao consumidor, esse livro é indispensável para extrair dados e aprimorar resultados, especialmente de SLA.
Comportamento do Consumidor – Solomon utiliza dados e métricas para embasar como mapear a jornada do consumidor em torno de sua marca.
Marketing 4.0 – Kotler se rendeu ao digital e traz dicas interessantes para se analisar o marketing digital. E também tem uma boa parte dedicada ao uso de métricas.
Monitoramento e Métricas em Mídias Sociais: do estagiário ao CEO – livro bem completo sobre cultura de dados de social media e também como as métricas contribuem para atingir objetivos em marketing.
Métricas em Marketing – vindo da coleção da FGV, é um livro mais generalista, mas bem completo sobre as principais métricas no marketing.
Métricas de Marketing: Guia Definitivo – livro mais denso e completo, aprofundando desde implementação técnica até análises e relatórios.
Estudando cultura e comunicação com mídias sociais – e-book publicado pelo IBPAD, abrange diversas frentes no estudo e análise de dados das mídias sociais.